segunda-feira, 18 de abril de 2011

19 de Abril - Dia do Índio

Origem do Dia do Índio

O dia 19 de abril é lembrado como dia do Índio, devido a um acontecimento ocorrido em 1949 no México, no qual diversas lideranças indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

Preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos” no congressos os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como objetivo principal cuidar dos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Comemoração dia do Índio

No dia 19 de abril ocorrem em vários locais diversas atividades relacionadas a cultura indígena. Normalmente as escolas instruem os alunos a fazerem pesquisas ou recreações sobre o povo indígena.

Em 1.500 época em que os portugueses chegaram ao Brasil estimava-se que existiam cerca de 6 milhões de índios. De lá pra cá, com a matança, escravismo e catequização forçada, tivemos uma diminuição absurda da população indígena no Brasil.

www.mundodastribos.com







COMEMORAÇÃO NA NOSSA ESCOLA:

Os alunos foram envolvidos no clima do dia do Índio, confeccionaram artefatos indígenas, cantaram e se pintaram foi uma verdadeira festa. No Laboratório de Informática assistiram ao vídeo "Brincando na Aldeia", relato feito por um índio sobre a sua vida na aldeia, logo após foi feito um debate sobre a condição do índio atualmente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário